Mobilidade urbana de Dourados terá planejamento com participação popular

Ações em conjunto com a FNP na próxima semana visam intervenções e inclusão da sociedade no processo

O município de Dourados foi escolhido para sediar a primeira edição das atividades presenciais do AcessoCidades, a Prefeitura, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) realiza uma série de atividades participativas para o planejamento de intervenções urbanas. O projeto é uma iniciativa da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), apoiada pela União Europeia, para contribuir na qualificação de políticas de mobilidade como ferramentas para o desenvolvimento urbano sustentável.

Na próxima semana, entre os dias 13 e 16, a equipe técnica da associação de municípios estará em Dourados propondo soluções de planejamento para tornar as políticas de mobilidade urbana da cidade mais equitativas e sustentáveis. No dia 15 acontece oficina aberta intersetorial e participativa no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Dourados. Confira a programação completa no link abaixo. 

Um dos diferenciais da iniciativa é a inclusão da sociedade no processo, com ações de acessibilidade urbana e redução de desigualdades sociais, raciais e de gênero. Para isso, a população será ouvida e convidada a contribuir com atividades participativas. 

A programação também prevê uma oficina de apresentação de diagnósticos de acessibilidade e a discussão de referências nacionais e internacionais para o planejamento da mobilidade urbana. Visando analisar padrões de mobilidade e acessibilidade nos serviços públicos oferecidos por Dourados, em especial por mulheres, negros e regiões periféricas, esses levantamentos foram realizados de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Dourados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *