Conheça os 5 perfis brasileiros relacionados à mobilidade

As questões relativas à mobilidade urbana brasileira evidenciam o quanto o perfil do usuário pode variar em função do local, da necessidade de deslocamento e da infraestrutura de transporte.

Para ampliar a compreensão acerca dessa temática, o Google realizou a pesquisa Os novos rumos da mobilidade: uma análise da realidade brasileira e mostrou quais são os cinco perfis presentes no País, segmentados de acordo com comportamento e influenciados por diferentes tendências que direcionam a tomada de decisão nas relações de consumo. Confira, a seguir, quais são eles.

1. Desapegados (29%)

Os desapegados se enquadram em um perfil em que 70% têm carro. Apesar disso, esse público não se apresenta tão preso à ideia de posse, pois, além de valorizar o conforto e a praticidade, trata-se de um perfil com um viés mais experimentalista.

Essa característica torna o grupo mais receptivo a novidades enquanto consumidor, fazendo uso de serviços como carros por assinatura, que são uma opção encarada com maior aceitação. Do total, 53% são homens.

2. Pragmáticos (18%)

Entre os pragmáticos, as mulheres correspondem a 54%. A maioria expressiva desse público opta por dirigir o próprio veículo, que é visto como o melhor meio de deslocamento, sendo utilizado por 94% do grupo ao menos uma vez por semana.

Essa maior aderência evidencia o quanto a busca por conforto e agilidade é prioridade para esse perfil. Na hora da escolha do veículo, a atenção a detalhes proporciona a expectativa de uma compra que atenda à necessidade do momento.

Mulheres são maioria em 4 dos 5 perfis apresentados na pesquisa. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

3. Conectados (18%)

Independentemente do tipo de veículo utilizado, para os conectados a palavra-chave é “praticidade”. Prova disso é que 38% deles aderiram ao uso de apps de mobilidade e de táxi para se deslocar.

Além disso, o levantamento aponta que esse tipo de serviço é utilizado ao menos uma vez por semana por esse grupo, mantendo forte a busca por eficiência na mobilidade. Do total, 53% são mulheres.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Bicicleta oferece forma de contato mais próxima com as cidades. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

4. Conscientes (18%)

Para os conscientes, questões que envolvem o ambientalismo estão presentes com maior força: 68% das pessoas utilizam bicicleta para se locomover. Além disso, as mulheres são maioria, compondo 54% desse perfil.

A conectividade também é aproveitada ao máximo, fazendo dos conscientes potenciais utilizadores de apps.

5. Contemplativos (16%)

O deslocamento para os contemplativos representa também uma oportunidade de ter maior contato com os diversos ambientes espalhados pela cidade. Nesse grupo, 56% são mulheres, que preferem andar a pé, sendo que 90% dos participantes utilizam bicicleta.

Por se tratar de um público que apresenta renda menor, a atenção ao valor gasto com transporte é um dos aspectos de maior atenção. A preocupação com a poluição do ar também se faz presente, motivando parte das escolhas e tornando esse perfil atento aos impactos ambientais.

Fonte: Estadão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *