ferrovia

MS cria grupo de trabalho para acompanhar implantação de ferrovias

O governo de Mato Grosso do Sul acaba de instituir o grupo de trabalho “Ferrovias MS”, que vai acompanhar todos os processos de implementação da malha ferroviária do estado. O decreto da criação do grupo foi publicado no Diário Oficial.

As atribuições do grupo são acompanhar a implantação, a relicitação e a modernização dos serviços de transporte ferroviário. Entre as funções está o acompanhamento dos processos de implementação das novas malhas ferroviárias, modernizações e investimentos feitos pela iniciativa privada no setor.

O GT Ferrovias MS será composto por 12 membros titulares e 12 suplentes, que não serão remunerados. O presidente será o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Os cronogramas de investimentos, os licenciamentos ambientais e as eventuais relicitações dos empreendimentos também serão acompanhados.

“O grande diferencial de outros países é o ganho de competitividade com o setor ferroviário, temos que seguir este caminho. Se melhorarmos a logística vamos competir ainda mais forte com eles. Apressar estes eixos (logísticos) vai reduzir nossos custos e trazer ganhos ao setor produtivo”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Alguns dos processos que serão acompanhados pelo grupo são a Ferronorte, a Ferroeste e a Malha Oeste.

“A empresa Rumo entregou o comando ao governo federal de volta e agora a malha será relicitada. Estão se fazendo agora os estudos de viabilidade. Até o final do ano devem fazer as audiências públicas para abrir o processo (licitação)”, explicou o secretário sobre a Malha Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *