Com a temperatura acima dos 40 graus, usuários reclamam da falta de ar-condicionado no transporte público em Palmas

Ô calor danado. Quem mora em Palmas sabe que nesta época, a temperatura passa dos 40 graus. O jeito que muitos trabalhadores encontram é ficar em ambientes refrigerados, mas nem sempre é possível. Os usuários do transporte público, por exemplo, reclamam que nem todos os veículos contam com ar-condicionado.

O uso dos aparelhos dentro dos veículos chegou a ficar suspenso durante a pandemia da Covid-19. No entanto, já tem um mês que voltou a ser liberado.

O digitador Guilherme Ferreira já se acostumou com o calor que faz na capital. No ônibus, busca estratégias para amenizar as altas temperaturas. “Para falar a verdade eu não levo muito em consideração. Eu fico perto da janela e às vezes o vento ameniza”.

Na quarta-feira (12), a capital registrou 40.3 graus e ficou em segundo lugar no ranking das cidades mais quentes do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta-feira (13), o cenário foi parecido. A temperatura chegou a 39.2 graus.

A diarista Regina Carvalho usa o transporte público pelo menos duas vezes por semana. Cruza a cidade dentro de um coletivo. Enfrentar o calorão diário não é fácil. “Não tem como fazer não. É sufocante”, reclamou.

Passageiros sofrem com calor em Palmas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Reclamações não faltam. “É difícil demais. Eu acho que deveria ter mais ônibus com ar-condicionado. a gente paga um valor desse, absurdo. É muito ruim mesmo”, reclamou o estoquista Paulo Vitor.

“O calor é imenso. Tem hora que a gente pensa que não vai resistir”, disse a dona de casa, Ivanilde Bandeira.

A Maria Eduarda Pinheiro estuda nutrição na Universidade Federal do Tocantins. Faz diariamente o trajeto do centro até a instituição. Segundo ela, ar condicionado é raridade. “É sorte quando acha ônibus com ar-condicionado ligado. É muito raro. Inclusive nessa época seria uma ótima estratégia ligar, ou fazer manutenção para que a gente possa realmente conseguir aguentar o calor dentro do ônibus, que muitas vezes está lotado, dependendo do horário”, disse.

Além do desconforto, o calorão e a baixa umidade podem trazer danos para a saúde. Por isso, é importante manter certos cuidados. A médica Paula Curado disse que os moradores devem se manter hidratados.

A Prefeitura de Palmas informou que dos 190 ônibus do transporte coletivo urbano da capital, 101 têm ar-condicionado. O município diz que faz fiscalizações de rotina para garantir a segurança dos passageiros.

Em nota a prefeitura diz que está elaborando um plano municipal de mobilidade urbana para verificar as demandas de serviço. Os usuários que quiserem fazer reclamações, denúncias ou sugestões podem ligar no telefone: (63) 99288-7995.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *