Praias desconhecidas do Rio ganham o selo Bandeira Azul, prêmio internacional de qualidade; confira quais

Doze praias desconhecidas do estado do Rio de Janeiro foram premiadas com o selo internacional Bandeira Azul, um dos mais renomados para áreas costeiras no mundo. As novatas a receber o reconhecimento global são as praias de Tucuns, em Búzios, Grumari, na cidade do Rio, e a praia lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo. O prêmio existe há 35 anos e avalia critérios rigorosos que incluem qualidade da água, gestão ambiental e infraestrutura turística.

Saiba mais: Justiça mantém presa médica suspeita de tentar sequestrar criança de 2 anos Veja também: Igreja no Centro tem dinheiro da caixinha e até fragmento do osso de São Benedito roubados

As outras nove praias do estado que já tinham sido premiadas no ano passado e conseguiram renovar o título na temporada 2024-2025 são: Praia da Reserva no trecho Nelson Mandela, e Prainha, na Zona Oeste da cidade do Rio; Praia do Forno e praias da Azeda e Azedinha, em Búzios; Praia do Peró, em Cabo Frio; Praia de Ubás, em Iguaba Grande; Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e a Praia de Itaúna, no trecho Pedras de Itaúna, em Saquarema. O estado do Rio é o segundo com mais quantidade de praias com o selo, ficando atrás de Santa Catarina, no Sul do Brasil.

No quintal do carioca, a Praia de Grumari é mais uma que entra para o rol das premiadas. Localizada entre o maciço da Pedra Branca, e banhada pelo Oceano Atlântico, a praia faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Grumari. A preservação tem ainda outra frente de proteção, que pode explicar o prêmio — além da beleza, claro: ela está dentro do Parque Natural Municipal de Grumari, uma área florestal de proteção permanente, que proíbe qualquer tipo de construção, além das estruturas já existentes que servem para a manutenção da área e servindo aos frequentadores, em especial surfistas.

Praia de lagoa

Pouco conhecida, a Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo, é uma praia da Lagoa de Araruama, a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Com pouco mais de um quilômetro de extensão de areia clara e restinga, está inserida em parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Massambaba. Por estar localizada mais ao interior da Região dos Lagos, ela sofreu menos intervenção humana e urbanização, tem clima familiar, e águas cristalinas, claras e calmas.

A Praia do Caiçara fica na Lagoa de Araruama, mais precisamente em Arraial do Cabo — Foto: Divulgação

Com o turismo concentrado nas praias oceânicas do Centro, o município de Arraial do Cabo viu na premiação uma possibilidade de distribuir o fluxo de turistas para outras regiões, como as praias lagunares. Em julho do ano passado, a gestão municipal inscreveu a Praia do Caiçara e deu início ao processo de análise e coleta das amostras das águas.

— A gente tem visto outros pontos chamarem atenção dos turistas, como a Ponta da Acaíra, a Ponta da Massambaba, onde tem o Caminho de Moisés, pela beleza e a transparência das águas da lagoa. No verão de 2022 para 2023, o fluxo de pessoas que acessavam o centro da cidade era muito grande, e passamos a divulgar melhor esses locais. É uma forma de valorizar mais as praias lagunares — afirma o secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Genival Junior.

Praia de Tucuns, em Búzios, ganhou o selo Bandeira Azul de qualidade — Foto: Hudson Pontes/Agência O Globo

A Praia de Tucuns, em Búzios, é outra que recebe o prêmio pela primeira vez. Pérola da natureza da região, a praia é conhecida pelas dunas e restingas ainda preservados. Pelo mar agitado, é mais famosa entre os surfistas e frequentada pela comunidade local.

O Bandeira Azul é um programa global, presente em todos os continentes do mundo e é uma premiação — e não uma certificação — que valoriza ações de boas práticas a cada ano. O Júri Internacional responsável pela análise e concessão do prêmio é composto por entidades nacionais e internacionais de turismo e meio ambiente.

A temporada de 2024-2025 começa no dia 1º de novembro, quando será instalada a sinalização com a marca do município e da Bandeira Azul. Os locais premiados passam pelo crivo de uma gestão avaliadora ao longo de toda a temporada e só obtém a renovação do prêmio se mantiverem e apresentarem as boas condições de qualidade e preservação ambiental.

Lista das praias do Rio premiadas:

Praia Lagunas Caiçara, Arraial do Cabo. Praia de Tucuns, Búzios. Grumari, Rio de Janeiro. Praia do Forno, Búzios. Praia da Azeda-Azedinha, Búzios. Praia do Sossego, Niterói. Peró, Cabo Frio. Praia de Ubás, Iguaba Grande. Prainha, Rio de Janeiro. Praia da Reserva, Trecho Nelson Mandela, Rio de Janeiro. Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia. Trecho Pedras de Itaúna, Saquarema.

Mais recente Próxima Em um ano, projeto ambiental recolhe um milhão de bitucas de cigarro nas praias do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *