A Prefeitura do Rio entregou, nesta sexta-feira, mais uma obra de recuperação do Legado Olímpico: a nova pista de BMX do Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. O espaço, que é um centro de ciclismo construído para as competições dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, poderá voltar a receber competições internacionais e nacionais. Além disso, funcionará, em breve, como escolinha para a população, numa parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo.
Continuar lendo
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de Esportes e Lazer, Guilherme Schleder, e o secretário de Infraestrutura, Wanderson dos Santos, participaram da entrega das obras de recuperação da nova pista.
A estreia da reforma da pista olímpica contou também com a presença da deputada Laura Carneiro e de atletas do ciclismo, como Renato Rezende, que representa o Brasil em competições internacionais.
Segundo Eduardo Paes, a obra, que foi a última do legado olímpico a ficar pronta e a primeira entrega do ano, foi a mais barata. Ele relembrou, também, que a reforma da pista de BMX foi uma demanda pressionada pelo influencer paulista Cartolouco, que produz conteúdo sobre esportes e tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais.
— Por mais que estejamos atentos à população, nunca vemos tudo. Eu lembro que o Cartolouco, influencer paulista, fez um vídeo aqui me esculhambando, mostrando a pista. Então é obvio que tinha um plano de legado e tinha um projeto de a gente fazer com que fosse entregue — explicou Paes.
Schleder citou a cobrança repetida do prefeito pela entrega do espaço:
— Conseguimos entregar. E essa não é só uma entrega para os atletas olímpicos, mas para toda a população.
Área de quatro mil metros quadrados
De acordo com a prefeitura, a nova pista reformada está estruturada com duas partidas. Uma delas com oito metros de altura, nível olímpico e de competições internacionais. Já a outra tem cinco metros e receberá atletas amadores que estão começando no esporte.
Em uma área de cerca de 4.000 m² no Parque Radical, a pista, repleta de rampas e curvas acentuadas, tem aproximadamente 400 metros de extensão.
Para o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), Adayr Aparecido Souza, o Touché, a reinauguração será muito importante para os amantes da modalidade.
— Esse patrimônio vai deixar um grande legado. Embora seja o último equipamento entregue, ainda assim a gente agradece ter um ambiente profissional para preparar nossos atletas para eventos internacionais também. Aproveitar as nossas comunidades e as regiões vizinhas aqaui em Deodoro — disse.
Eduardo Pussieldi, atleta da modalidade BMX race, veio com o pai de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para estrear a pista em Deodoro. Segundo ele, o novo equipamento vai ajudar no seu treino para grandes competições.
— A pista está lisinha. Nunca andei em uma pista como essa, dessa capacidade. Como eu sou júnior, na próxima olimpíadas quem sabe, se eu me preparar eu consigo — disse Eduardo.
Eduardo Pussieldi, atleta da modalidade BMX race — Foto: Anna Bustamante/ Agência O Globo
Funcionamento
A prefeitura ainda não divulgou os horários de funcionamento da pista, mas, de acordo com Schleder, a escolinha ficará aberta durante a semana, de manhã e à tarde. Para os profissionais, o horário será outro.
A piscina do Parque Radical continua com os mesmos horários de funcionamento. Aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
*estagiária sob a supervisão de Leila Youssef
Mais recente Próxima New York Times destaca Baile Charme de Madureira como ‘símbolo da identidade e da cultura negra’