O Sul de Minas Gerais tem registrado alagamentos e interdições de rodovias devido ao forte volume de chuvas que atingem a região desde dezembro. Pouso Alto e São Lourenço estao entre os municípios mais afetados. O trecho da BR-354 ficou interditado na última quinta-feira (06/01) por conta da queda de uma barreira que cobriu a pista de terra.
Os rios que cortam Pouso Alegre (MG) estão três metros acima do nível normal. De acordo com prefeitura, o Rio Sapucaí-mirim estava 3,10 metros e o Rio Mandu, 2,80 metros acima do nível normal.
O rio Ribeirão transbordou, e uma tromba-d’água — redemoinho que surge em partes superiores de cachoeiras ou rios — foi formada na estrada que liga Pouso Alto e Caxambu. Por conta dos alagamentos, o acesso para o Rio de Janeiro foi completamente desviado para a BR-040 e o acesso a São Paulo foi transferido para a rodovia Fernão Dias.
Na BR-267, próximo ao trevo de Seritinga, a enxurrada atravessou a pista e causou deslizamentos de terra. No local, os motoristas transitivam com dificuldade. Na cidade, diversas ruas ficaram alagadas, inclusive aquelas próximas à ponte que liga ao município de Serranos.