Maior polo moveleiro de Minas concilia em suas políticas públicas conceitos de inovação ambiental, modernização administrativa e desenvolvimento econômico e social
Na vanguarda nas áreas de inovação ambiental, modernização administrativa, infraestrutura urbana e educação, a cidade de Ubá – Capital Estadual da Indústria Moveleira, tem se destacado por conciliar suas políticas públicas às práticas de desenvolvimento econômico e social sustentáveis.
Além da realização de grandes obras, que promovem o crescimento local e regional, e mais funcionalidade e eficiência na prestação de serviços à população, Ubá investe em ações e projetos desde a área de educação ambiental, passando pela implementação do tratamento do esgotamento sanitário, geração de energia fotovoltaica, e processos 100% digitais.
Infraestrutura Urbana
Sede de um robusto polo moveleiro formado por 22 municípios, e cerca de 500 empresas, Ubá é a segunda maior cidade da região. Com desafios comuns a cidades de médio porte, o município busca alternativas sustentáveis para melhorar sua infraestrutura urbana.
Uma delas é a construção do Contorno Rodoviário “Av. Lincoln César Penna Costa”, que vai interligar as rodovias Ubá/Tocantins (MGT 265) e Ubá/Rodeiro (LMG 850). Além de melhorar as condições de mobilidade da população ubaense, retirando grande parte do tráfego de veículos pesados da região central, o novo acesso possibilitará a criação de um Distrito Industrial que vai atrair novas indústrias e novos investimentos, gerando mais empregos e trazendo mais desenvolvimento. A inauguração do primeiro trecho do contorno, com 4,8 Km de extensão, está marcada para o dia 22 de julho.
Outra ação de destaque é o investimento na implantação de redes de drenagem, que atuam como solução para alagamentos históricos. Com mais de seis mil metros de redes já construídas nos bairros São Domingos, Waldemar de Castro e Bom Pastor,
que possibilitaram a redução de mais de 90% dos alagamentos nessas regiões, o município agora realiza a implantação de uma rede de drenagem pluvial com quase dois mil metros de extensão na Rua Coronel Júlio Soares, na região central da cidade.
Através da Copasa, o município recebe investimento previsto em R$ 116 milhões para as obras de ampliação e melhorias do Sistema de Esgotamento Sanitário, contemplando a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com capacidade para tratar até 160 litros de esgoto por segundo; 15 unidades de bombeamento (estações elevatórias); e mais de 61 mil metros de redes coletoras e interceptores que conduzirão o esgoto para tratamento antes de ser devolvido à natureza, beneficiando diretamente, mais de 90% da população ubaense.
Modernização Administrativa
Buscando uma administração eficiente e mais próxima da população, Ubá também investe na sua modernização com ações como a construção de um novo Centro Administrativo e a implementação de processos 100% digitais.
Com instalações que vão trazer mais funcionalidade e aprimoramento dos padrões de prestação de serviços à população, o novo Centro Administrativo “Prefeito Narciso Paulo Michelli” tem área total de 2.256 metros quadrados e estrutura de trabalho para cerca de 200 servidores. O projeto contempla conceitos de acessibilidade, com escadas e elevadores adaptados, e de sustentabilidade, graças a instalação de energia fotovoltaica. O Centro Administrativo será inaugurado no dia 29 de julho, encerrando a programação das comemorações dos 166 anos de Ubá.
Seguindo a lógica de uma gestão pública moderna e sustentável, a prefeitura lançou o projeto “Ubá Zero Papel”. Com isso, diversos setores já adotam seus processos totalmente eletrônicos, incluindo o Licenciamento Ambiental Municipal e protocolos de servidores, cujos documentos e andamentos são tramitados exclusivamente pela internet. Como resultado, cerca de cinco mil quilos de papel de arquivo já foram doados para reciclagem e as demandas de trabalho foram otimizadas e tiveram custos reduzidos.
Inovação Ambiental
Visando conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade, Ubá conta com projetos, tanto em fase de desenvolvimento quanto já em implantação e gerando resultados, de proteção de recursos hídricos, de geração de energia limpa e de Educação Ambiental.
Com foco na reversão do histórico de crises hídricas no município, a prefeitura implementa desde 2017 o programa “Águas de Ubá”, de revitalização de bacias hidrográficas e pagamentos por serviços ambientais, premiado em nível estadual (X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal – AMM, 2022; e Prêmio de Boas Práticas Ambientais da SEMAD, 2022).
Em caráter inédito na região, o município iniciou a implantação de usinas solares fotovoltaicas para suprir a demanda energética da estrutura física da cidade. O processo não gera custos. O terreno, com baixo nível de utilização comercial, foi cedido pela Prefeitura para instalação dos equipamentos. A iniciativa integra um projeto de sustentabilidade que visa a diminuição das emissões de carbono no município.
Outros projetos importantes encontram-se em fase de desenvolvimento e ajustes finais para implantação, como a construção de um Centro de Educação Ambiental, firmado através de parcerias com a iniciativa privada, e a revitalização de trilhas ecológicas no município para visitação da comunidade.
Excelência em Educação
Reconhecido por ter a Melhor Gestão 2022 do estado de Minas Gerais no eixo Educação entre os municípios acima de 100 mil habitantes (etapa estadual do 2º Prêmio BAND Cidades Excelentes), Ubá realiza ações constantes em prol do desenvolvimento da Educação.
Além da ampliação do quadro efetivo da Educação, com a contratação de novos Professores AI e Técnicos em Educação, aprovados no Concurso Público nº 01/2020, e de professores de apoio, visando uma educação inclusiva e plena aprendizagem para todos os alunos, o município investe na formação e capacitação continuada dos profissionais, dentre elas o financiamento de bolsas de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública para professores da Rede Municipal.
Como complemento das práticas pedagógicas, a fim de melhorar a ambientação e inclusão dos alunos e o desenvolvimento de capacidades como: atenção, memória e imaginação, o município promoveu a aquisição de equipamentos, materiais e mobiliários para as escolas municipais. Entre as novidades está a compra de computadores, de equipamentos eletrônicos e de itens de informática para incremento tecnológico nas escolas; a aquisição de novos mobiliários e playgrounds para equipagem das unidades educacionais e a compra de 28.500 livros de Literatura infantojuvenil, para o fortalecimento do acervo literário das bibliotecas escolares, totalizando um investimento de mais de R$ 8,3 milhões.
Em 2023, foram iniciadas a construção de novas escolas em Ubá, entre elas a sede da Escola Municipal Professora Nair de Araújo e o Centro Educacional Municipal, que vai abrigar as sedes da Escola Municipal Irmã Ana Maria Teixeira Costa e do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), atendendo mais de 1.500 estudantes do Ensino Fundamental I e da Educação Especializada do município. Contando com um espaço total de 16 mil metros quadrados, ginásio poliesportivo coberto, auditório para apresentações e eventos e estacionamento, na edificação do Centro Educacional será adotado o sistema Steel Frame, um modelo construtivo mais tecnológico, eficiente e sustentável, que utiliza perfis de aço galvanizado como elementos estruturais da construção e placas de gesso acartonado (drywall) com revestimento térmico e acústico para fechamento dos ambientes internos.
Com os projetos voltados para a inovação, sustentabilidade e inclusão social, Ubá caminha para a construção de um novo futuro, avançando cada vez mais para se tornar a cidade que os ubaenses esperam e merecem.
Fonte: Portal G1